Mais um dia para a comemoração da Liberdade em Portugal.
Foi conseguida com coragem e determinação de alguns homens. Conseguiram transportar a voz de todo um povo que depois se lhes juntou no derrubar da ditadura.
Um desses Grandes foi Salgueiro Maia!
Por conversa fiquei a saber o que passo a citar:
"Em 1988, [Salgueiro Maia] solicitou ao governo uma pensão "por serviços excepcionais prestados ao país". O pedido recebeu apreciação positiva - e até obrigatória - do conselho consultivo da PGR que, em Junho de 1989, por unanimidade, declarou que "muito do êxito da revolução se ficou a dever ao comportamento valoroso daquele que foi apodado de Grande Operacional do 25 de Abril".
O parecer enviado a Cavaco Silva e Miguel Cadilhe, então primeiro-ministro e ministro das Finanças, respectivamente, ficou amarrado a um silêncio que durou três anos. Em 1992, a recusa é revelada porque se fica a saber que Cavaco Silva "tinha concedido pensões por serviços relevantes prestados ao país" a dois inspectores da PIDE. Um deles estava entre os que fizeram fogo sobre a multidão que estava na rua António Maria Cardoso - causando os únicos mortos da revolução."
Mais uma amostra dos políticos que governam este país.
Para ler a notícia toda, ver aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário